Literartura Comentada – Bernado Élis

19 03 2008

Originalmente Publicado em 1983 – Editora Abril

Crítica Literária

“E Piano mostrava o mesmo bagaço de madeira esfiapado em fibras brancas do cerne e verdes da casca, exibia as duas mãos que eram duas bolas de lama, de cujas rachaduras um sangue grosso corria e pingava, de mistura com pelancas penduradas, tacos de unha, pedaços de nervos e ossos, que o diabo do fogonão deixava divulgar nada certo, clareando e apagando no braseiro que palpitava e tremia.”
                                                 (“A Enxada”, Bernado Élis)

Pressionado pelo patrão a fazer de qualquer modo o plantio, e por não dispor de instrumentos de trabalho, o pobre e trágico piano, no desespero, acaba usando as próprias mãos como enxada. A cena que mostra Piano com as mãos dilaceradas ilustra um dos recursos utilizados pelo autor: situações chocantes, quase inverossímeis, para levar o leitor à consciência de uma realidade.
Qual realidade? A do alheamento, da submissão, da impotência de seres humanos ante situações que os massacram e tornam instrumentos nas mãos dos poderosos. Essa realidade é reconstruída em tristes personagens dos campos de Goiás – tristes, mas belos na pureza, na simplicidade, que conquistam o leitor e o fazem pensar em soluções.
Mais que simples histórias, a obra de Bernado Élis é capaz de evidenciar a constituição psicológica dos personagens e o contexto histórico-social em que vivem. Transcende, com isso, o regionalismo e ganha cárater universal, no eterno embate do homem com a opressão física e moral.
Neste livro, Bernardo Élis e sua obra são cuidadosamente analisados por Benjamin Abdala Jr., doutor em Literatura, professor da USP e outras faculdades paulistas, autor de A Escrita Neo-Realista, co-autor de História Social da Literatura Portuguesa e organizador de diversos volumes de Literatura Comentada, como os dedicados a Eça de Queiróz, José Lins do Rego e João Cabral de Melo Neto.

Comprar: www.sebohadassa.com ou sebohadassa@sebohadassa.com

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: