Literatura Comentada – Mário de Andrade

9 03 2008

Originalmente Publicado em 1982 – Editora Abril

Literatura Nacional – Biografia

Seu humor fino e debochado nunca deixou por menos: Mário de Andrade apresentava-se como louco, tal como o considerou, sem dúvida a provinciana sociedade paulista dos anos 20. Afinal, quem senão um louco – junto de um grupo de outros loucos – seria um dos principais organizadores da semana de Arte Moderna em 1922? Quem, senão um louco, se atreveria a teorizar, explicar e defender todas as experiências modernistas que contestavam a produção artística e cultural dominante no país? Quem, numa sociedade que se almejava culta ao copiar padrões culturais estrangeiros, poderia impunemente perseguir o ideal de uma língua literária brasileira?
Assim, Mário cultivou sua fama de louco. Como forma de conquistar sua liberdade, de afastar-se do convencional. Liberdade que nem sempre resultou em obras excepcionais, mas que foi sempre brilhante por apontar novos rumos. Inquieto e inquietante, foi um leitor ávido de toda produção intelectual da época e um estudioso de música. Foi poeta, prosador, crítico de arte, ensaísta. Experimentalista de grande humor e criatividade literária, foi impulsionado por um amor profundo e não piegas à sua pulicéia desvairada e ao seu país. Tanto que lutou pela preservação da memória artística e arquitetônica brasileira, colaborando na criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Viajou pelo Norte, Nordeste, pela Amazônia, em busca de seu “herói sem nenhum cárater”, Macunaíma.
Neste volume, tem sua vida e obra comentada por João Luiz Lafetá, professor de Teoria Literária da USP e autor de 1930: a Crítica e o Modernismo.

Comprar: www.sebohadassa.com ou sebohadassa@sebohadassa.com

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: